futuro da contabilidade

Futuro da Contabilidade: O Que Esperar da Área nos Próximos Anos?

Por |

Quando pensamos no futuro da contabilidade, é preciso estar atento às tendências tecnológicas que não são só desse setor, mas que pertencem a diversos outros. Com a crescente utilização dos computadores, a modernização dos processos contábeis que antes eram manuais, foi inevitável. Junto a isso, todo um movimento para a captura e uso constante dos dados.

Entretanto, a grande questão é saber como fica o contador nesse cenário. Bem, ele precisará se adaptar a todas essas mudanças, se atualizando e ampliando sua área de atuação, com uma visão mais abrangente da empresa em que trabalha.

Para falar sobre as principais tendências do futuro da contabilidade, hoje você vai entender quais são os cenários para esse setor daqui para frente. Continue!

Futuro da contabilidade: Qual é o cenário no Brasil?

Para pensar em contabilidade quando olhamos para o nosso país, é importante entender que de um olhar mais de fora, essa é uma profissão voltada a processos burocráticos financeiros. Muitos enxergam os serviços contábeis como alguém que cuida dos tributos, emite notas fiscais e elabora relatórios quando necessário.

Apesar de isso ser um trabalho de um contador, é fundamental compreender que seus serviços são um pouco mais profundos. O contador brasileiro é um profissional que precisa estar a par de tudo o que acontece na empresa, e faz isso por meio da análise dos dados financeiros e geração de relatórios. Sendo assim, pode apresentar um olhar mais aprofundado do que está acontecendo e pode ajudar a gestão a tomar as melhores decisões.

Por isso, para definir o estado atual da contabilidade no Brasil, devemos compreender que mais do que alguém que cuida dos impostos, ele é um profissional que organizará informações financeiras, ajudando no controle de caixa e proporcionando uma visão analítica do seu negócio. 

Qual é o futuro da contabilidade?

É impossível falar dos próximos passos da contabilidade sem pensar sobre os processos tecnológicos existentes. Nos últimos anos, com a digitalização cada vez maior e a chegada da indústria 4.0, a informação é poder, isso quer dizer que quanto mais se captura, organiza e analisa dados, mais chances se tem de conquistar o mercado.

Para a contabilidade, por exemplo, que é uma profissão que está constantemente lidando com questões financeiras, é fundamental a atenção a todos os novos dispositivos voltados para a administração desses processos. Sendo assim, o seu futuro está atrelado a esses meios.

No momento atual, já não faz mais sentido que um contador fique armazenando as informações de seus clientes em pastas físicas, por exemplo. Há ferramentas específicas capazes de potencializar o serviço de um contador, tornando-o não só mais rápido, como com menos possibilidade de erros.

Balanços, emissões de notas fiscais eletrônicas, livros diários, todos esses processos são facilitados e a tendência é que as práticas contábeis sejam feitas por meios digitais mais frequentemente. Enquanto isso, o contador poderá auxiliar a empresa com mais profundidade, se transformando em um especialista de dados financeiros que saberá usar Big Data, integração dos sistemas, armazenamento em nuvem etc.

Quais são os principais desafios do futuro da contabilidade?

Não podemos falar sobre o futuro, sem destacar quais serão os principais desafios dessa profissão. Aqui, separamos três principais dificuldades que deverão ser superadas pela contabilidade. Confira!

Powered by Rock Convert

Acompanhar as atualizações

É inegável que o contador terá que ser um profissional que sempre se atualiza sobre as ferramentas de gestão financeira. Com o surgimento de novos softwares, capazes de capturar e registrar cada vez mais dados, ele precisará ter um conhecimento técnico para tirar o melhor dessas ferramentas.

Além disso, não poderá deixar de estudar as questões legislativas vinculadas à sua profissão. As leis mudam constantemente, ainda mais, em um país como o Brasil que tem passado por diferentes reformas. Nesse contexto, é fundamental que ele sempre se atualize sobre tudo o que está acontecendo.  

Estar preparado para ser um consultor

É importante que o contador não se limite a apenas atender os processos burocráticos, vinculados à sua profissão. É um desafio estar preparado para as outras possibilidades, mas é necessário, nesse contexto, estar ciente que, além de atender a empresa diretamente, ele também pode ser um consultor. Como? Focando em ouvir as questões que afligem a gestão e procurando apresentar soluções, uma espécie de atendimento personalizado.

Ter uma comunicação ágil

Como falamos no início do texto, a informação é o poder, nesse sentido, saber comunicá-la o melhor possível e rapidamente, é o que fará uma grande diferença para a manutenção dos clientes. Ainda mais na era da contabilidade 4.0, não utilizar as ferramentas disponíveis de comunicação como apps de mensagem WhatsApp, Telegram, ou mesmo, os de chamada de vídeo, como Skype e Hangouts, é perder uma grande oportunidade.

Como o outsourcing é importante para a contabilidade 4.0?

De maneira geral, o outsourcing contábil é basicamente a execução dos serviços de contabilidade por profissionais que não pertencem à empresa. Muitos podem confundir com a terceirização, mas esse tipo de especialidade é muito mais focada e técnica, exigindo do contador um conhecimento e experiência mais específica.

Sua importância é fundamental, já que é um serviço que representa bem as tendências de trabalho. Agora, não haverá a necessidade de contratar um serviço permanente, sendo possível utilizar só quando preciso, contratando remotamente. 

Além disso, será possível contratar para resolver problemas específicos, trazendo mais personalização para a contabilidade. Benefícios que o outsourcing já fornece para os seus contratantes, mostrando como ela já é um caminho para o futuro. 

Vimos durante todo esse texto, as principais questões sobre o futuro da contabilidade. Acompanhamos como essa profissão é enxergada atualmente, um serviço mais burocrático que serve para resolver questões relacionadas ao pagamento de tributos e emissão de notas fiscais. 

Até, qual será o seu futuro, com cada vez mais integração de ferramentas tecnológicas. De modo que o contador poderá focar mais em análise dos dados do que na captura e registro. Tornando o seu trabalho especializado e ajudando a gestão a tomar as melhores decisões. 

Gostou de saber sobre o futuro da contabilidade? Está precisando realizar serviços contábeis? Entre em contato agora e conheça os nossos serviços!

Outros artigos que entendemos que você vai gostar:

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert
Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by