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Entenda como a TBS pode ajudar na gestão de obrigações acessórias

As obrigações acessórias são um dever administrativo dos contribuintes e estão relacionadas com a comprovação de recolhimento de um tributo. Por meio delas, as empresas fornecem informações aos órgãos de fiscalização confirmando o pagamento de uma determinada obrigação principal e fornecendo detalhes da operação. Mas, você sabe qual é o papel da TBS na gestão dessas obrigações?

Neste artigo, você vai ter acesso à entrevista realizada com Pedro Menin, sócio da TBS. Ao longo do conteúdo, ele trará um panorama completo sobre o tema, explicando os impactos das obrigações acessórias nas empresas e a relação entre o tema e a consultoria permanente.

Ao final, será possível entender a importância de fazer a gestão das obrigações acessórias na sua empresa, além de conhecer os serviços da TBS e descobrir como ela pode ajudar na gestão do seu negócio. Continue a leitura!

Entenda o impacto das obrigações acessórias no seu negócio

As obrigações acessórias estão atreladas a um cronograma, com datas predefinidas e informações que devem ser apresentadas pelo contribuinte seguindo essas regras.

Esse calendário já é conhecido de quem lida com essas obrigações no seu dia a dia. O grande problema é que muitas empresas não conseguem se organizar e acabam perdendo prazos ou enviando informações incompletas/incorretas para o Fisco.

De acordo com Pedro Menin, o problema é que geralmente “a estrutura interna da empresa não está desenhada para que, por exemplo, quem fez a apuração do imposto não seja a mesma pessoa que reporta a informação ao Fisco”. Dessa maneira, se ele cometeu um erro, a alçada de revisão e aprovação reduz o risco de envio de informações incorretas ao fisco.

As empresas devem ter em mente que o fluxo de cumprimento das obrigações principais e acessórias devem funcionar de forma adequada, a fim de que se atendam os prazos legais.

Se você fizer uma média mensal, a empresa possui mais de três obrigações acessórias que devem ser encaminhadas ao Fisco diariamente. São muitas obrigações, cada uma aplicável a um tipo de negócio. A empresa precisa ter um controle sobre isso, caso contrário, terá problemas futuros com o Fisco.

Assim, quando se fala no cumprimento de obrigações acessórias, a empresa precisa estar ciente da necessidade de cumprir prazos, da obtenção de informações precisas e da garantia de que tais dados sejam apresentados corretamente. Isso envolve qualidade e estrutura da informação, conforme destaca Pedro Menin.

Conheça a consultoria permanente de obrigações acessórias

O papel da consultoria permanente associada às obrigações acessórias é de garantir que a entrega das obrigações cumpra três regras: a uniformização/exatidão da informação, a apresentação de forma adequada e o cumprimento dos prazos.

O calendário exige que todos os processos estejam totalmente alinhados e a consultoria tem a função de garantir que tudo aconteça com sinergia. Isso ocorre por meio da avaliação dos processos da empresa, do treinamento das equipes internas e da criação de um fluxo que traga segurança para o negócio.

Desde que foi implementado o SPED e os blocos iniciais, novos blocos vêm sendo agregados gradualmente, conforme as fases de testes e aplicabilidade. O eSocial é um destes blocos do SPED, ECF, ECD, Bloco K, Contribuições etc. Todas essas obrigações acessórias foram sendo colocadas em prática, testadas e estruturadas, ao longo dos últimos anos. Nestes últimos anos, estamos acompanhando nossos clientes ou sendo consultados e efetuando trabalhos relacionados às obrigações acessórias, sendo muitos relacionados à gestão de obrigações acessórias, por conta do aumento do nível de fiscalização sobre estas obrigações.

O SPED e o aumento das fiscalizações

Após a implementação do SPED, as informações prestadas pelas empresas estão sendo testadas, validadas e disponibilizadas para o Fisco em tempo real, que consegue fazer inúmeros de cruzamentos de dados, expondo as empresas a situações de risco, como risco de autuação, risco de questionamento, risco de ter a operação parada porque teve alguma fiscalização que bloqueou o faturamento, entre outros.

Tudo isso está vinculado com as obrigações acessórias, é por esse motivo que essas obrigações precisam ter as informações corretas, bem apresentadas e entregues e disponibilizadas em prazo adequado. O papel da consultoria permanente é justamente o de garantir que tudo aconteça da melhor forma.

As fiscalizações estão aumentando exponencialmente porque agora é realizada uma análise de dados feita pelo computador. Diferente do que acontecia antes, quando o fiscal ia até a empresa e solicitava o livros em papel para ele folhear.

Atualmente, os computadores avaliam milhões e milhões de informações, um número muito maior de dados é enviado ao Fisco e, por isso, as empresas estão de portas abertas 24 horas para a fiscalização. É nesse sentido que a gestão das obrigações acessórias é um tema importante e que merece muita atenção dos gestores.

Infelizmente, muitas empresas ainda não dão o devido valor, entregam as obrigações fora do prazo, não têm a informação ou têm uma informação que é inexata ou inadequada. Tudo isso tudo pode gerar autuação e multas. Nesse sentido, um bom planejamento e uma gestão adequada dessas obrigações traz mais segurança para os negócios.

3 motivos para você contratar a consultoria permanente de obrigações acessórias da TBS

A TBS oferece consultoria permanente na gestão de obrigações acessórias de empresas de diferentes portes. Ela desenvolve todo o trabalho de planejamento, organização e gestão das obrigações acessórias, visando eliminar problemas e riscos para o negócio. Confira, a seguir, três motivos para você contratá-la!

Equipe altamente treinada

A TBS é uma empresa que presta serviços nas áreas de consultoria tributária, fiscal, contábil, trabalhista e previdenciária, auditoria independente e outsourcing Fiscal-Contábil e departamento pessoal.

Com o objetivo agregar valor às atividades e negócios de seus clientes, ela conta com uma equipe de 30 consultores altamente qualificados nas áreas de contabilidade, fiscal, finanças, trabalhista e previdenciária.

Experiência de mercado

Todos os profissionais que atuam na TBS possuem experiência no mercado e conhecimento aprofundado a respeito da legislação e das melhores práticas para garantir a gestão adequada do negócio. Por isso, são profissionais que vão agregar e trazer proteção para a sua empresa.

Atuação com foco na prevenção

O foco da TBS é atuar dentro das empresas visando a prevenção de eventuais problemas e a proteção jurídica, fiscal e tributária das organizações. Com treinamento das equipes e o fortalecimento do negócio, minimizamos a ocorrência de erros, autuações e multas que possam vir a prejudicar a empresa.

As empresas passaram a fornecer um volume muito grande de informações para o Fisco, em um nível de detalhe muito grande. Isso permite que o órgão faça o cruzamento de dados frequentemente, o que tem gerado um aumento no número de autuações por conta de inconsistências nessas informações.

A consultoria permanente tem o objetivo de ajudar a sua empresa, garantindo a proteção financeira do negócio com base na organização e no envio de informações alinhadas à legislação tributária e fiscal.

Agora, sim, você sabe qual é a importância das obrigações acessórias e como a TBS pode ajudar na gestão da sua empresa. Lembre-se de que manter o controle sobre tais obrigações por meio de uma consultoria permanente é fundamental para a entrega de informações precisas e dentro do prazo, evitando, assim, autuações e multas.

Já que você conhece como a TBS pode ajudar na gestão de obrigações acessórias, aproveite a visita ao blog para entrar em contato conosco e solicitar mais informações a respeito dos nossos serviços!

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Fale com nossos especialistas e descubra como a TBS pode ajudar seu negócio crescer

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