5 passos para ter uma gestão de alta performance

Gestão de alta performance: entenda os 5 passos necessários

Por |


Você sabia que a gestão de alta performance é um assunto cada vez mais comentado nas organizações brasileiras? Isso porque os modelos de gestão mais tradicionais estão deixando de ser efetivos. Se você está se perguntando qual é o motivo para isso, saiba que é bem simples. Muitas vezes, as pessoas exercem funções seguindo processos complexos demais e, consequentemente, não alcançam os resultados esperados.

Já parou para pensar que às vezes aquele seu funcionário que está com dificuldades para realizar suas atividades diárias, está precisando de orientações mais simples para tornar o seu dia mais produtivo? Caso não tenha pensado nisso, comece a refletir sobre o assunto, pois a gestão de alta performance apresenta resultados significativos tanto em curto, médio e longo prazo, já que os processos são alinhados visando a excelência do negócio.

Você não quer ficar de fora dessa, não é mesmo? Por isso, elaboramos 5 passos sobre como é possível realizar a gestão de alta performance. Veja!

O que é a gestão de alta performance?

Na prática, a gestão de alta performance nada mais é que um modelo que busca eficiência em todos os sentidos dentro de uma organização. Por esse motivo, pressupõe uma série de mudanças para atingir esse novo patamar. Entre elas, destacam-se:

  • postura da liderança;
  • investimento em inovação e tecnologia;
  • alteração na cultura organizacional;
  • contratação de funcionários engajados com metas e objetivos.

Convenhamos que conseguir tudo isso é, de longe, uma tarefa simples. Contudo, para que elas sejam alcançadas, os gestores de sua empresa são fundamentais, pois no dia a dia são eles quem vão revolucionar sua empresa com novas estratégias.

Qual a importância da Gestão de alta performance para o sucesso das empresas?

Definitivamente, existe uma série de benefícios em volta da implantação de uma gestão de alta performance, o que só reforça sua importância para as organizações atualmente. Caso você esteja pensando em seguir esse modelo de negócio, não perca tempo e faça quanto antes, pois dessa maneira sua empresa vai atingir outro nível em comparação aos seus concorrentes de mercado.

Isso poderá ser justificado pelo de fato de que seus colaboradores estarão mais envolvidos na busca por soluções inovadoras. Além disso, existem outros benefícios para manter seu negócio saudável, como melhoria contínua nos processos, maior consistência na gestão, melhores resultados financeiros e clientes satisfeitos.

De que forma é possível utilizar a gestão de alta performance?

Agora que já sabemos que a gestão de alta performance é fundamental para o sucesso de uma empresa, é importante compreender quais são os passos para realizar uma boa gestão da empresa. Veja, a seguir, como conquistar a gestão de alta performance!

1. Contrate as pessoas certas

Antes mesmo de você pensar nos resultados que a gestão de alta performance pode proporcionar para sua empresa, o primeiro passo para obtê-la é contratar as pessoas certas. Caso não haja esse cuidado no processo seletivo, provavelmente não serão contratados os profissionais com o perfil ideal para o seu plano de negócio.

Nessas horas, é importante que o gestor acompanhe cada etapa de perto, uma vez que ele é a pessoa mais indicada para reconhecer os talentos de cada candidato. Portanto, não dê oportunidade apenas para candidatos externos, às vezes os grandes talentos estão mais próximos do que imaginamos, basta enxergá-los.

2. Lidere sua equipe

Esqueça o velho formato de comandar sua equipe, aquele em que você manda e os funcionários obedecem. Hoje em dia, essa abordagem é ultrapassada porque você inibe o crescimento dos funcionários e, consequentemente, deixa sua empresa para trás em meio à concorrência da sua área. O verdadeiro líder é aquele que orienta sua equipe no que for preciso e, também, concede espaço para que cada um tome certas decisões no dia a dia.

3. Delegue funções aos seus funcionários

É muito comum que alguns gestores prefiram fazer tudo sozinhos, acreditando serem os únicos capazes de executar as tarefas diárias com agilidade e eficiência. No entanto, isso é um tremendo equívoco da parte da liderança das empresas.

Quando cada funcionário tem suas tarefas bem definidas e compreende o quão é importante para a empresa, naturalmente, ele assume suas responsabilidades com bem mais veemência. Por isso, mostre como os processos funcionam e deixe bem claro para cada um deles a importância no planejamento estratégico da empresa.

4. Capacite seus colaboradores

Não é novidade para muitas pessoas que o sucesso de uma empresa começa pelas pessoas que nela trabalham. Por esse motivo, invista em capital humano, pois ele é a maior riqueza do seu negócio. Quanto mais capacitados e desenvolvidos são os seus funcionários, maiores são as chances de atingir uma gestão de alta performance. Mais do que saberem o modo de operar é preciso estar por dentro de alguns conceitos, tais como:

  • entender os processos como um todo;
  • saber fazer correções nos procedimentos.

Lembre-se de que não é necessário gastar rios de dinheiro em capacitação para os colaboradores, muito pelo contrário, há maneiras simples e efetivas para isso. Entre elas, estão:

  • palestras;
  • treinamentos;
  • reuniões;
  • parcerias com instituições de ensino.

Todas essas opções são bons exemplos de como capacitar os funcionários sem ter que investir financeiramente em sua aprendizagem.

5. Invista em tecnologia e outsourcing para melhor performance

Quem acompanha as tendências tecnológicas e adapta o seu negócio para recebê-las, sai na frente dos concorrentes. Da mesma forma acontece com quem investe em outsourcing — também conhecido como terceirização. Tais empreendedores não devem desperdiçar seu tempo buscando soluções para algo que está fora de sua alçada.

Nessas horas é importante ter um aliado e, sem dúvidas, outsourcing pode ser o maior deles. Mas se você está se questionando sobre qual o motivo para isso, saiba que é bem simples. Quem é especialista no assunto traz diversos benefícios para o negócio. Veja alguns:

  • redução dos custos;
  • maior eficiência;
  • otimização do tempo;
  • vantagem competitiva.

Diante disso, é interessante que o empreendedor reveja tudo aquilo que pode ser terceirizado em sua empresa, já que os benefícios são inúmeros e os custos cabem, de fato, no bolso de cada um deles.

Quais os erros que podem prejudicar uma equipe de alta performance?

Para qualquer negócio, é indispensável ter um bom time de trabalho. É pensando exatamente nisso que separamos os 4 principais erros que podem acabar com uma equipe de alta performance. Verifique abaixo quais são eles!

1. Não utilizar métricas ou fazer análise de desempenho

As métricas funcionam como indicadores de quantidade de algum resultado em números. Por exemplo, a quantidade de itens produzidos em uma empresa por dia é representada por elas Se o valor das mercadorias é calculado de maneira incorreta, os empreendedores podem se prejudicar, por essa razão é preciso ter métricas bem definidas.

Realizar a análise do desempenho de cada funcionário separadamente também é de extrema importância, pois as metas que o gestor pretende alcançar a médio ou longo prazo, somente serão atingidas se o monitoramento dos funcionários e atualização de metas forem realizadas.

2. Comunicação interna deficiente

Outro erro comum é não pensar na comunicação interna. Observar apenas o público-alvo e os concorrentes pode ser muito prejudicial para a empresa. O público interno é indispensável para que um negócio possa existir e se tonar um grande sucesso.

A falta de comunicação interna pode trazer muitos efeitos negativos a equipe de trabalho e o negócio. Na maioria das vezes, mais de metade dos problemas internos das empresas acontecem devido ao fato de existir uma comunicação deficiente dentro da organização. Existem várias ferramentas que podem auxiliar na comunicação interna. São eles:

  • TV corporativa;
  • mural;
  • softwares;
  • intranet;
  • aplicativos;
  • redes sociais.

Os ruídos que interferem na comunicação empresarial sempre existirão, mas com bastante esforço e dedicação por parte da gestão empresarial, é possível minimizar seus efeitos e chegar ao sucesso empresarial.

3. Não reconhecer o esforço dos colaboradores

Reconhecer o esforço dos funcionários de maneira geral pode ser motivador e pode trazer bons resultados para a empresa. Muitos gestores, por acharem que recompensas em valor motivam mais os funcionários, acabam pecando por deixar de utilizar essa importante ferramenta da gestão de equipes. Elogios e outras formas criativas podem ser utilizadas para manter os colaboradores engajados. Ótimas opções e que tem baixo custo são:

  • jantar com acompanhante;
  • quadro de funcionários do mês.

Antes de definir quais serão as maneiras de reconhecer os esforços da equipe, é preciso verificar se tal atitude é relevante para seu time de trabalho.

4. Não estimular a capacitação e aprimoramento contínuo

Equipes de alta performance, que batam suas metas diárias, mensais ou anuais são formadas por pessoas que estão sempre aprimorando os seus conhecimentos, tanto de maneira individual, quanto coletivamente. Um bom líder deve desafiar suas equipes para que elas não fiquem em uma zona de conforto, pois isso pode prejudicar o resultado final.

A capacitação e aprimoramento contínuo é algo que deve ser colocado como meta dentro da empresa, afinal, adquirir conhecimento nunca é demais. Encontre cursos, palestras e workshops para que a sua equipe possa se inscrever. Dessa forma todos aperfeiçoarão seus conhecimentos, o que vai colaborar para o bom andamento dos negócios.

Como vimos, atingir uma gestão de alta performance não é uma tarefa simples. No entanto, é preciso desenvolver sua equipe cada vez mais, pois dessa maneira, o que parece ser complicado, pode se tornar uma tarefa bem mais fácil de ser realizada. Sendo assim, não tenha dúvidas de que as pessoas são os verdadeiros diferenciais de um negócio, tanto para oferecer qualidade nos serviços prestados como para executá-los.

TBS Consultoria, por exemplo, é uma excelente oportunidade para os empreendedores deixarem seus assuntos fiscais, contábeis, auditoria interna e DP na mão de quem realmente entende.

Gostou do nosso post sobre gestão de alta performance? Deseja saber mais sobre esse e outros assuntos? Então, entre em contato conosco, temos uma equipe pronta para promover o crescimento em sua empresa!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 5 / 5. Avaliações: 4

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!