Entenda como o Outsourcing Contábil pode ajudar as empresas

Por |

Toda empresa tem alguns departamentos que precisam de uma atenção especial. Na maioria delas, um dos principais é a contabilidade. Quando negligenciada, o negócio sofre das mais variadas maneiras. Não raramente, o risco de fechar as portas se torna algo iminente. O que fazer para evitar esse verdadeiro caos administrativo? A resposta é simples: recorrer ao outsourcing contábil.

O outsourcing contábil é a maneira mais inteligente de aprimorar os resultados obtidos pela contabilidade. Utilizando-se essa solução, todas as incumbências da contabilidade do seu negócio são delegadas a outra empresa.

Embora seja uma solução fácil, ela é capaz de gerar inúmeros benefícios, tanto para pequenas quanto para médias e grandes empresas. Continue a leitura para conhecer as principais vantagens!

Outsourcing contábil reduzindo custos

O primeiro grande benefício proporcionado pelo outsourcing contábil é, sem dúvida, a preservação de parte dos recursos financeiros da empresa. Por sinal, a indiscutível economia gerada pelo processo está nas origens dessa eficiente solução.

Vamos lembrar que as empresas com CNPJ são convocadas a informar os seus referidos dados contábeis mensalmente. Como se trata de um processo repetido mês a mês, ele é muito oneroso para as empresas.

Portanto, terceirizar a contabilidade se torna uma medida muito mais atraente do que arcar com um departamento de contabilidade interno. Em última hipótese, a organização deveria contratar, no mínimo, 3 funcionários. Eles seriam encarregados de cuidar das seguintes tarefas:

  • rotinas do departamento pessoal;
  • emissão de notas fiscais;
  • lançamento das demonstrações contábeis.

Os gastos gerados por esses departamentos foram os responsáveis diretos pelo surgimento do outsourcing. Esse é o típico caso de uma tendência que já se tornou realidade.

Como a economia é significativa, o movimento de terceirizar certas atividades empresariais está cada vez mais arraigado às estratégias das empresas.

Outsourcing contábil proporciona melhor foco no negócio

Um segundo benefício bem observável é a melhoria da gestão do negócio em si. Quanto maior o número de departamentos internos, mais difícil é o gerenciamento de todos os processos, protocolos e análises de resultados.

Nessa configuração, o que se vê é um (ou mais) gestor sempre à volta com problemas burocráticos. A contabilidade é a área que apresenta obstáculos mais ou menos frequentes. Entre outros fatores, a principal causa disso reside na própria complexidade do objeto tratado pela área.

Ao solicitar o apoio de uma empresa especializada em outsourcing contábil, a gestão do negócio se torna mais fluida. Afinal, a terceirização da contabilidade retira um enorme peso das costas dos gestores.

A partir daí, eles podem se dedicar à gestão propriamente dita. Em outras palavras, eles ficam livres para pensar em meios de aperfeiçoar o planejamento estratégico do negócio.

Nunca é demais lembrar que as melhores estratégias são essenciais para a conquista de resultados que agreguem valor à organização. É disso que a empresa precisa para crescer de um modo consistente e estável, e não necessariamente de um departamento interno de contabilidade.

Permite o acesso ao suporte especializado

Impossível não falar também sobre o ganho que a empresa tem quanto ao suporte de contadores especialistas. No outsourcing contábil, a empresa conta com o auxílio de profissionais experientes e familiarizados com casos semelhantes.

Como o serviço é prestado a outras empresas, esses contadores já conhecem a realidade de diversos setores. Eles já estão a par das particularidades de cada ramo.

Então, se houver exceções, os colaboradores responsáveis pelo outsourcing contábil estarão plenamente gabaritados a resolvê-las da melhor maneira possível. Isso porque o nível de know-how é incomparável.

Some-se a tudo isso a vantagem de poder consultar esses especialistas quando o gestor da empresa julgar necessário. Afinal, as empresas de outsourcing contábil oferecem mais do que contadores: elas abrem um canal valioso para que o gestor possa solicitar uma consultoria contábil.

Ajuda na otimização de processos

Essa otimização decorre substancialmente da automatização dos processos. Isso porque as empresas de outsourcing contábil costumam utilizar as mais recentes tecnologias do mercado.

Assim, todas as informações de que a empresa contratante necessitar ficam disponíveis em tempo real. Isso quer dizer que os gestores têm acesso a toda uma base sólida de dados confiáveis antes de tomar qualquer decisão importante.

Importante ressaltar que, em tempos de crise econômica, como a atual, uma simples deliberação equivocada pode colocar tudo a perder. O outsourcing otimiza os processos, deixando as informações mais bem organizadas, o que diminui as chances de cometer erros ao longo dos dias de trabalho.

Auxilia na tomada de decisões

Com o uso dessa ferramenta de gestão contábil, as chances de tomar decisões a acertadas bem maiores. Tudo isso devido ao fato de que o outsourcing gera resultados baseando-se em números. Esses dados gerados são muito confiáveis e a visão analítica obtida por meio dos profissionais especializados contratados para realizar os serviços trará bons resultados para a empresa.

Outsourcing contábil trazendo maior segurança

Por meio do outsourcing também é possível armazenar as informações de todas as áreas da empresa, sejam elas do setor de recursos humanos, do setor financeiro e até mesmo do setor de vendas. Esse fator contribui para que o gestor consiga fazer uma boa análise de todos os dados que estão armazenados de maneira segura.

A terceirização desses serviços é primordial para que a eficiência do outsourcing seja obtida ao máximo. Dessa forma, a integridade dos dados será mantida por intermédio de ações que evitam o acesso de hackers às informações sigilosas e que agregam valor ao negócio.

Outsourcing contábil oferece mais qualidade nas informações geradas

Todas as mudanças nas Leis que implicam alterações no padrão de entrega das informações relativas à contabilidade brasileira só reforçam a necessidade da atualização constante dos profissionais dessa área. Eles são os responsáveis por acompanhar e entregar todas as informações contábeis, as quais devem oferecer dados confiáveis para que as empresas não sejam prejudicadas com multas indesejadas.

Sendo assim, é possível afirmar que contando com uma equipe que tem know how para prestar auxílio na área de outsourcing, são obtidos dados de excelente qualidade, as informações geradas são confiáveis e dessa forma será mais fácil fazer a adequação de todos os processos necessários para o sucesso do negócio.

Garante a adequação às normativas

Um dos motivos que caracterizam a dificuldade em lidar com o setor contábil é a frequente mudança da legislação tributária e fiscal. Acompanhar todas as resoluções pertinentes à área de atuação da empresa é um processo cansativo e bem complicado.

Ao contratar uma empresa de outsourcing contábil ou consultoria tributária, a organização consegue enxugar uma enorme demanda interna. Deixar a responsabilidade dessas operações a cargo de contadores especialistas e ambientados às mais recentes alterações legislativas s é o melhor a se fazer.

Os colaboradores das empresas de outsourcing são constantemente estimulados a se atualizarem. Portanto, a empresa contratante do serviço sabe que qualquer orientação fornecida estará embasada na mais recente resolução sobre o assunto.

Na prática, contar com o trabalho desses profissionais significa ter menor taxa de erros na escrituração, maior coerência de dados perante o Fisco, além de ser um reforço técnico eficiente para a boa saúde financeira da empresa. Isso se deve ao fato de que a contabilidade vai estar muito bem gerenciada.

Saiba que esperar de uma empresa que presta serviços na área de outsourcing contábil

Como é possível notar, o outsourcing contábil pode fazer muito pelas empresas. Resta apenas atenção quanto ao que esperar de uma empresa que preste consultoria contábil.

A empresa deve buscar uma consultoria interessada em firmar uma parceria contábil. Esse é o objetivo da TBS Consultoria, que não se resume a repassar relatórios contábeis. A TBS preocupa-se em ir além, realizando uma análise minuciosa da situação da empresa. O mesmo empenho é visto no momento de pesquisar e propor soluções que atendam às expectativas da organização.

Todo esse conjunto de ações caracteriza uma autêntica parceria de negócios. Trata-se de uma consultoria ativa e totalmente presente, algo não tão comum no mercado. Somente com esse diferencial é possível ajudar uma empresa a buscar os resultados almejados e expostos lá no planejamento do negócio.

Antes de alcançar esses resultados, entretanto, é necessário diagnosticar os problemas da empresa e resolvê-los. Então, na hora de se contratar uma consultoria contábil, é vital observar o know-how que ela apresenta. A consultoria deve ser plenamente capaz de propor soluções executáveis e práticas para os seguintes problemas:

  • prazo para o fechamento contábil;
  • dificuldade de acesso imediato às informações;
  • utilização ineficaz do ERP;
  • ausência de liberdade para o desenvolvimento da gestão de pessoas;
  • risco operacional do setor;
  • custos operacionais elevados;
  • falta de tempo para gerir o core business.

Confira algumas dicas de como escolher a empresa ideal para isso

O gestor de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, que deseja se adequar às mudanças tecnológicas dos setores contábeis e tributários, e que pretende obter o auxílio de uma equipe de outsourcing, deve tomar alguns cuidados na hora de escolher a empresa que vai prestar esses serviços terceirizados. Veja abaixo as dicas que separamos para você!

Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro ponto a ser analisado na hora de fazer uma busca pela melhor empresa de consultoria, é sobre a possibilidade de realizar uma pesquisa de mercado. Verifique todas as informações sobre o campo de atuação, a concorrência e veja também a opinião de outros clientes.

Analise o perfil dos profissionais

O perfil dos funcionários da empresa a ser contratada deve ser avaliado com cautela. Veja se eles se encaixam na cultura organizacional da sua empresa e analise os valores e objetivos desses profissionais. A postura e o perfil deles é extremamente importante para que trabalhem de forma unificada com os funcionários da sua empresa.

Avalie a experiência da empresa

Não se esqueça de avaliar a experiência da empresa a ser contratada. Verifique quanto tempo ela já está inserida nesse mercado. Quanto maior for o período de atuação, mais elevada é a experiência e o conhecimento dos profissionais é mais aprofundado. Optar por empresas que estão bem estruturadas por um longo período vai trazer um grande retorno desse investimento para o seu negócio.

Pesquise os serviços disponibilizados

Outra dica importante é verificar quais são os serviços disponibilizados pela equipe de outsourcing. Veja se a empresa além de oferecer serviços na área contábil, também disponibiliza serviços de análises tributárias e de escrituração de documentos.

Observe o suporte tecnológico

A equipe da empresa a ser contratada deve ter conhecimento em sistemas integrados de informação, são eles:

  • ERP (Enterprise Resource Planning);
  • MRP (Material Requirement Planning);
  • MRO (Manutenção, Reparos e Operações).

Utilizando essas tecnologias, os dados gerados são reais e corretos, o que dá aos gestores maior confiança nas informações obtidas para facilitar as tomadas de decisão, o processo de gerenciamento e o alcance dos resultados desejados. A TBS consultoria é uma excelente empresa que atua nesse ramo de trabalho e oferece aos gestores todo o suporte e apoio necessário na área contábil.

Sem dúvida alguma, o outsourcing contábil veio para ficar. As motivações são variadas, sendo todas justificáveis, principalmente em determinados cenários econômicos, como o atual. Sendo assim, essa ferramenta de gestão contábil é mais que fundamental. Com ela, a empresa tem em mãos um excelente suporte para se destacar em meio à concorrência.

Quer saber mais sobre o Outsourcing Contábil? Leia o nosso outro post: como identificar a necessidade de Outsourcing Fiscal na sua empresa? Confira!

O seu negócio também pode compor esse time de empresas de sucesso! Entre em contato conosco agora mesmo e conheça as nossas soluções em outsourcing contábil!, preencha o formulário:


Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 5 / 5. Avaliações: 3

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!