fbpx

Entenda como o outsourcing contábil pode ajudar as empresas

Por |

Toda empresa tem alguns departamentos que precisam de uma atenção especial. E, na maioria delas, um dos principais é a contabilidade. Quando negligenciada, o negócio sofre das mais variadas maneiras. Não raramente, o risco de fechar as portas se torna algo iminente. O que fazer para evitar esse verdadeiro caos administrativo? A resposta é simples: recorrer ao outsourcing contábil.

O outsourcing contábil é a maneira mais inteligente de aprimorar os resultados obtidos pela contabilidade. Utilizando-se essa solução, todas as incumbências da contabilidade do seu negócio são delegadas a outra empresa.

Embora seja uma solução fácil, ela é capaz de gerar inúmeros benefícios, tanto para pequenas quanto para médias e grandes empresas. Continue a leitura para conhecer as principais vantagens!

Redução de custos

O primeiro grande benefício proporcionado pelo outsourcing contábil é, sem dúvida, a preservação de parte dos recursos financeiros da empresa. Por sinal, a indiscutível economia gerada pelo processo está nas origens dessa eficiente solução.

Vamos lembrar que as empresas com CNPJ são convocadas a informar os seus referidos dados contábeis mensalmente. Como se trata de um processo repetido mês a mês, ele é muito oneroso para as empresas.

Portanto, terceirizar a contabilidade se torna uma medida muito mais atraente do que arcar com um departamento de contabilidade interno. Em última hipótese, a organização deveria contratar, no mínimo, 3 funcionários. Eles seriam encarregados de cuidar das seguintes tarefas:

  • rotinas do departamento pessoal;
  • emissão de notas fiscais;
  • lançamento das demonstrações contábeis.

Os gastos gerados por esses departamentos foram os responsáveis diretos pelo surgimento do outsourcing. Este é o típico caso de uma tendência que já se tornou realidade.

Como a economia é significativa, o movimento de terceirizar certas atividades empresariais está cada vez mais arraigado às estratégias das empresas.

Foco no negócio

Um segundo benefício bem observável é a melhoria da gestão do negócio em si. Quanto maior o número de departamentos internos, mais difícil é o gerenciamento de todos os processos, protocolos e análises de resultados.

Nessa configuração, o que se vê é um (ou mais) gestor sempre à volta com problemas burocráticos. A contabilidade é a área que apresenta obstáculos mais ou menos frequentes. Entre outros fatores, a principal causa disso reside na própria complexidade do objeto tratado pela área.

Ao solicitar o apoio de uma empresa especializada em outsourcing contábil, a gestão do negócio se torna mais fluida. Afinal, a terceirização da contabilidade retira um enorme peso das costas dos gestores.

A partir daí, eles podem se dedicar à gestão propriamente dita. Em outras palavras, eles ficam livres para pensar em meios de aperfeiçoar o planejamento estratégico do negócio.

Nunca é demais lembrar que as melhores estratégias são essenciais para a conquista de resultados que agreguem valor à organização. É disso que a empresa precisa para crescer de um modo consistente e estável, e não necessariamente de um departamento interno de contabilidade.

Suporte especializado

Impossível não falar também sobre o ganho que a empresa tem quanto ao suporte de contadores especialistas. No outsourcing contábil, a empresa conta com o auxílio de profissionais experientes e familiarizados com casos semelhantes.

Como o serviço é prestado a outras empresas, esses contadores já conhecem a realidade de diversos setores. Eles já estão a par das particularidades de cada ramo.

Então, se houver exceções, os colaboradores responsáveis pelo outsourcing contábil estarão plenamente gabaritados a resolvê-las da melhor maneira possível. Isso porque o nível de know-how é incomparável.

Some-se a tudo isso a vantagem de poder consultar esses especialistas quando o gestor da empresa julgar necessário. Afinal, as empresas de outsourcing contábil oferecem mais do que contadores: elas abrem um canal valioso para que o gestor possa solicitar uma consultoria contábil.

Otimização de processos

Essa otimização decorre substancialmente da automatização dos processos. Isso porque as empresas de outsourcing contábil costumam utilizar as mais recentes tecnologias do mercado.

Assim, todas as informações de que a empresa contratante necessitar ficam disponíveis em tempo real. Isso quer dizer que os gestores têm acesso a toda uma base sólida de dados confiáveis antes de tomar qualquer decisão importante.

Importante ressaltar que, em tempos de crise econômica, como a atual, uma simples deliberação equivocada pode colocar tudo a perder. O outsourcing otimiza os processos, deixando as informações melhor organizadas, o que diminui sensivelmente a probabilidade de decisões incorretas.

Adequação às normas

Um dos motivos que caracterizam a dificuldade em lidar com o setor contábil é a frequente mudança da legislação tributária e fiscal. Acompanhar todas as resoluções pertinentes à área de atuação da empresa é um processo cansativo e bem complicado.

Ao contratar uma empresa de outsourcing contábil ou consultoria tributária, a organização consegue enxugar uma enorme demanda interna. Deixar a responsabilidade dessas operações a cargo de contadores especialistas e ambientados às mais recentes alterações legislativas é o melhor a se fazer.

Os colaboradores das empresas de outsourcing são constantemente estimulados a se atualizarem. Portanto, a empresa contratante do serviço sabe que qualquer orientação fornecida estará embasada na mais recente resolução sobre o assunto.

Como é possível notar, o outsourcing contábil pode fazer muito pelas empresas. Resta apenas atenção quanto ao que esperar de uma empresa que preste consultoria contábil.

A empresa deve buscar uma consultoria interessada em firmar uma parceria contábil. Esse é o objetivo da TBS Consultoria, que não se resume a repassar relatórios contábeis. A TBS preocupa-se em ir além, realizando uma análise minuciosa da situação da empresa. O mesmo empenho é visto no momento de pesquisar e propor soluções que atendam às expectativas da organização.

Todo esse conjunto de ações caracteriza uma autêntica parceria de negócios. Trata-se de uma consultoria ativa e totalmente presente, algo não tão comum no mercado. Somente com esse diferencial é possível ajudar uma empresa a buscar os resultados almejados e expostos lá no planejamento do negócio.

Antes de alcançar esses resultados, entretanto, é necessário diagnosticar os problemas da empresa e resolvê-los. Então, na hora de se contratar uma consultoria contábil, é vital observar o know-how que ela apresenta. A consultoria deve ser plenamente capaz de propor soluções executáveis e práticas para os seguintes problemas:

  • prazo para o fechamento contábil;
  • dificuldade de acesso imediato às informações;
  • utilização ineficaz do ERP;
  • ausência de liberdade para o desenvolvimento da gestão de pessoas;
  • risco operacional do setor;
  • custos operacionais elevados;
  • falta de tempo para gerir o core business.

Sem dúvida alguma, o outsourcing contábil veio para ficar. As motivações são variadas, sendo todas justificáveis, principalmente em determinados cenários econômicos, como o atual.

Com um nível de competitividade tão grande entre as empresas, o outsourcing contábil é mais do que fundamental. Com ele, a empresa tem em mãos um excelente suporte para se destacar em meio à concorrência.

O seu negócio também pode compor esse time de empresas de sucesso! Entre em contato conosco agora mesmo e conheça as nossas soluções em outsourcing contábil!

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_sidebar admin_label=”Barra Lateral” orientation=”left” area=”ca-sidebar-4564″ background_layout=”light” remove_border=”off” /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Participe da discussão

  1. Avatar
  2. Avatar

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.