tbs consultoria livro caixa contabilidade

Livro caixa ou contabilidade? Qual a melhor opção para a sua empresa?

Por |

Entender sobre a importância do registro contábil para sua empresa, além de sua obrigatoriedade, faz uma grande diferença. A Contabilidade é um instrumento que fornece o máximo de informações contábeis vitais para a tomada de decisões da empresa, por meio desta é possível mensurar o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto dos bens, direitos e obrigações do empresário.

As sociedades empresariais são obrigadas a seguir um sistema de contabilidade que inclua o Balanço Patrimonial, por imposição do Artigo 1.179 do Código Civil. De acordo com os artigos 1.180 e 1.181 do mesmo código estipula uma obrigatoriedade da autenticação do Livro Diário no órgão competente com a escrituração contábil evidenciada.

O que é Livro Caixa?

Este é destinado para registrar as entradas e saídas de uma empresa, sendo registrado todos os recebimentos e pagamentos feitos em dinheiro, cheque e transferência, como água, energia elétrica, telefonia, materiais de escritório e outras necessidades que a empresa tenha. Materiais de escritório, etc.

Quais empresas devem ter um livro caixa?

O livro caixa pode ser usado por empresas de qualquer porte, desde que façam o registro corretamente. Isto é, anotar todas as entradas e saídas financeiras, registrar os recebimentos, pagamentos e demais atividades.

Como principal vantagem de se usar o livro caixa, pode-se destacar que o trabalho se resume apenas o preenchimento do Livro Caixa. No caso de empresas optantes pelos Simples Nacional e Lucro Presumido, a desvantagem é que na distribuição de lucros, a isenção fica limitada a um percentual do lucro. Mas a legislação do imposto de renda aceita o Livro Caixa com as limitações que são impostas a quem desejar fazê-lo.

Todos os itens do livro caixa podem ser organizados em uma planilha ou mesmo utilizando um software próprio para esta finalidade. O livro caixa também pode ser um importante mensurador para o Imposto de Renda. No entanto, uma gestão financeira bem planejada deve ser a ferramenta fundamental na elaboração do livro.

Automação contábil: entenda como funciona e quais seus benefícios!

Escrituração Contábil e os Regimes de Tributação

É por meio da Contabilidade que a empresa poderá gerir melhor seu negócio, pois através dos registros que são realizados, é possível acompanhar e manter o controle de todo patrimônio da empresa. As empresas do Lucro Presumido ou Simples Nacional podem optar pela contabilidade ou livro caixa. Ao realizar a contabilidade, a empresa terá o máximo de informações imprescindíveis para melhor gerir o negócio.

Empresas tributadas pelo Lucro Real estão automaticamente obrigadas a manter a escrituração contábil, afinal, a apuração do IRPJ e da CSLL é feita com base nos lançamentos contábeis.

Entenda quais são os tipos de regimes tributários e como eles funcionam

Vantagens sobre a contabilidade

As empresas que adotarem a contabilidade, precisarão apresentar também o Balanço Patrimonial, DFC e DRE. Veja a seguir, algumas das vantagens de fazer a contabilidade de uma empresa. Confira!

  • O registro contábil dispõe de todas as informações, sejam referentes às receitas, despesas, indicadores econômico ou financeiro, para ajudar na tomada de decisões mais assertivas.
  • Acesso mais fácil à financiamento e empréstimos;
  • Participações em licitações;
  • Poderá requerer Recuperação Judicial, obtendo os benefícios da falência;
  • Base de apuração de lucro tributável e possibilidade de compensação de prejuízos fiscais acumulados.

Para as empresas que têm escrituração contábil, há uma vantagem sobre a possibilidade de realizar distribuição dos lucros sem limitações. O mesmo vale para empresas do Lucro Presumido, quanto para o Simples Nacional.

Assim, se a empresa tiver um lucro de R$ 1.000.000,00 (por exemplo), este valor poderia ser distribuído para os sócios, sem incidência de imposto de renda.

Saiba como a TBS pode ajudar na gestão contábil do seu negócio

Como vimos, é muito importante manter todas as movimentações do livro-caixa em dia para ter controle de todos os gastos e também saber como está a situação financeira da sua empresa.

Assim, tanto o Livro Caixa como a contabilidade são ferramentas que podem auxiliar o gestor no melhor andamento do negócio e no entendimento das questões contábeis.

A TBS é uma empresa especialista em criar estratégias. Disponibilizamos para nossos seus clientes ferramentas para que todas as etapas da escrituração contábil sejam simplificadas, facilitando a operação cotidiana, proporcionando mais transparência e eficiência. Além de oferecer um software de gestão financeira para facilitar os processos.

O principal diferencial é a qualidade dos serviços prestados, focado em uma consultoria ativa e totalmente presente, ajudando a empresa buscar os resultados almejados e expostos no planejamento do negócio.

De modo geral, a TBS efetua as escriturações dos setores contábil, fiscal e pessoal, bem como realiza o cumprimento das suas obrigações acessórias, prestando um atendimento consultivo.

Você pode saber mais sobre como fazer um é planejamento tributário e qual sua importância!

E você o que pensa a respeito deste assunto?

Entre já em contato com a gente.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!