Planejamento Estratégico

Você sabe o que é um planejamento estratégico? Entenda seus objetivos e etapas!

Por |

Investir no aperfeiçoamento de um negócio demanda a aplicação de conhecimentos técnicos que permitam o direcionamento inteligente das ações e estratégias empresariais. Nesse sentido, o planejamento estratégico é uma metodologia amplamente utilizada, servindo tanto para alcançar resultados financeiros quanto para o desenvolvimento de uma empresa como um todo.

O seu objetivo é de auxiliar a organização a descobrir qual caminho deve seguir para concretizar um propósito. Esse processo inclui desde a análise dos pontos fortes e fracos até as oportunidades e ameaças que estão inseridas no cenário em que se encontra.

Neste artigo você vai conhecer melhor o planejamento estratégico na prática, desde os seus aspectos conceituais até as etapas, os modelos e os resultados que ele pode gerar para a sua empresa. Acompanhe!

Importância do planejamento estratégico nas organizações

O planejamento é palavra-chave que deveria nortear qualquer negócio, independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Muitos empresários acreditam que o planejamento estratégico se limita às grandes empresas e corporações, mas esse entendimento é totalmente equivocado.

Qualquer organização precisa traçar metas e objetivos claros, focados em informações concretas sobre sua realidade, o meio em que está inserida e o mercado.

Quando uma empresa concebe seus objetivos e suas metas e trabalha no sentido de alcançá-los, ela tem clareza do porquê existe e de onde ela deseja chegar. É por isso que um dos grandes segredos das empresas bem-sucedidas é o fato delas praticarem o planejamento de forma constante.

Dessa maneira, é importante que o gestor tenha em mente que o processo de planejamento estratégico mobiliza todos os envolvidos para construção de algo, e isso é o que movimenta todos os aspectos do negócio no sentido do seu desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo.

Etapas do planejamento estratégico

O plano de negócios representa um levantamento completo de todos os elemento de composição e as informações da empresa — isso inclui não só aspectos internos, mas também os externos.

Para alcançar um resultado qualificado é importante prestar atenção em passos que ajudam nesse processo. Apresentamos algumas das principais etapas do planejamento e como elas podem ser desenvolvidas dentro da sua empresa.

Missão, visão e valores

A primeira etapa do planejamento estratégico de uma empresa é o estabelecimento da missão, da visão e dos valores do negócio. São eles que vão definir a identidade da empresa e o seu posicionamento no mercado.

A missão deverá contemplar a razão pela qual a empresa existe, enquanto a visão estabelece onde a empresa deseja chegar. Os valores, por sua vez, delimitam os princípios que vão nortear o negócio.

Mapeamento

Estabelecidos a missão, a visão e os valores, é possível partir para a etapa de mapeamento. Nesse momento são delineados os cenários e fatores que refletem na organização, seja de forma direta, seja de forma indireta.

Aqui serão avaliadas as situações da empresa, do produto/serviço que é oferecido ao mercado, dos ativos, dos recursos, as características, as vantagens competitivas, entre outros pontos. Também é a etapa na qual é preciso ter informações sobre o mercado, os fornecedores, a concorrência, a economia, os fatores demográficos, entre outros.

Metas e objetivos

Com todas as informações do mapeamento em mãos, é possível traçar quais são os objetivos do negócio. Nessa etapa o empresário vai elencar o que deseja para o seu negócio e quais são as ações necessárias para atingir esse objetivo.

Vale destacar que essas informações precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.

Execução

A etapa seguinte inclui a definição da execução das estratégias que a organização vai adotar para potencializar seus pontos fortes. Trata-se do plano de ação propriamente dito.

Powered by Rock Convert

É nele que são estabelecidos o papel de cada um dentro dos objetivos e quais são as ações que serão colocadas em prática para atingi-los.

Mensuração e acompanhamento

A última etapa do processo é a mensuração e o acompanhamento dos resultados. Aqui são adotados mecanismos de monitoramento para saber como estão sendo executadas as metas e se os resultados estão sendo alcançados conforme o planejado.

Também é nesse momento que se realizam ajustes, caso sejam identificados resultados diferentes daqueles planejados ou mudanças inesperadas.

Impactos do planejamento nos resultados

O planejamento estratégico se apresenta como uma função administrativa que permite aos gestores analisarem, com base em informações confiáveis, a situação da empresa. Com isso, eles têm em mãos elementos fidedignos para o estabelecimento de objetivos e metas que vão orientar sua ações em curto, médio e longo prazo.

Dessa maneira, o planejamento dá condições para que a empresa antecipe ameaças e oportunidades, utilizando esses dados como ferramenta para a promoção de condições favoráveis para o crescimento do negócio.

Além disso, a utilização do planejamento estratégico permite que a empresa conheça seus pontos fortes e fracos — o que vai gerar um diferencial competitivo importante com relação aos seus concorrentes. Por isso, o planejamento é imprescindível para auxiliar na qualificação dos processos decisórios.

Modelos de planejamento estratégico

Existem alguns modelos de planejamento estratégico que podem ser utilizados nas empresas. A definição do melhor modelo varia de acordo com as particularidades de cada organização. Apresentamos alguns deles e seus principais conceitos a seguir.

Planejamento estratégico baseado em metas

O planejamento baseado em metas é o mais comum e mais versátil, já que ele parte das informações sobre a missão, a visão e os valores para a análise do negócio e o estabelecimento das metas e estratégias a serem cumpridas, a fim de cumprir a missão.

Planejamento estratégico baseado em questões

Esse modelo de planejamento começa pela análise das principais questões enfrentadas pela organização, seguida pelo estabelecimento das estratégias e dos planos de ação que serão utilizados para resolver tais questões.

Planejamento estratégico de cenários

O planejamento de cenários costuma ser utilizado juntamente a outros modelos, incorporando-o como etapa no processo.

Nesse modelo os gestores e consultores projetam diversos cenários que podem ocorrer e afetar a organização. Para cada cenário são projetadas três hipóteses: uma ruim, outra razoável e uma boa.

A partir dessas informações é realizado um processo de brainstorming, no qual os gestores respondem como agiriam em cada uma das situações. Essas informações são incorporadas ao planejamento e aplicadas, caso necessário.

Planejamento BSC

O planejamento BSC (Balanced Scorecard) é outro modelo amplamente utilizado pelos especialistas. Nesse modelo são atribuídas métricas para cada um dos objetivos traçados pela organização. Ele permite ter um parâmetro ao final dos períodos analisados, o que facilita a tomada de decisões em tempo real.

Como você pôde ver, o planejamento estratégico oferece à empresa condições de condução para o objetivo almejado. O estudo fala como e quando conduzir, bem como quais são as condições para que esses objetivos sejam alcançados.

É importante destacar que o planejamento estratégico exige muita técnica e know-how, por isso uma consultoria especializada agrega valor ao processo, fornecendo uma visão mais ampla do mercado e das tendências. Consultores são concentradores de conhecimentos de diferentes áreas, uma vez que eles atendem a diferentes perfis de empresas e negócios, contribuindo fortemente para a elaboração de um planejamento estratégico mais eficiente.

Gostou deste artigo? Então aproveite para aprofundar seu conhecimento e acesse um conteúdo extra sobre planejamento estratégico nas empresas.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert

Participe da discussão

  1. Avatar
  2. Avatar
  3. Avatar
  4. Avatar
  5. Avatar
  6. Avatar

19 comentários

  1. Attractive part of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to say that I
    get in fact loved account your weblog posts. Anyway I’ll be subscribing on your augment
    and even I fulfillment you get admission to consistently fast.

  2. I’m really enjoying the theme/design of your website. Do you ever
    run into any internet browser compatibility issues?
    A couple of my blog visitors have complained about my site not operating correctly in Explorer but looks great in Opera.
    Do you have any suggestions to help fix this issue?

  3. I know this if off topic but I’m looking into starting
    my own weblog and was wondering what all is required to
    get set up? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very internet savvy so I’m not 100% sure. Any suggestions or advice would be greatly appreciated.
    Appreciate it adreamoftrains website hosting

  4. Aw, this was a very nice post. Taking the time and actual effort to create a
    great article… but what can I say… I put things off a lot and never seem to get anything done.
    cheap flights yynxznuh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by