big data

Big Data e Contabilidade: Quais os Benefícios Dessa Tendência?

Por |

Big Data! Certamente você já ouviu falar nessa tendência anteriormente. Ao lado de termos como transformação digital, machine learning, inteligência artificial, dentre outros, pode ser considerado um dos temas do momento.

Mas, o que é o Big Data e por que tem tanta proeminência? Big Data e contabilidade podem andar lado a lado? É isso o que vamos abordar no artigo de hoje. Leia até o final e esclareça as suas dúvidas!

O que é o Big Data?

Imagine um sistema, em qualquer área do conhecimento ou de mercado, que gere dados grandes demais para ser possível analisar por métodos tracionais. O Big Data surge justamente para atender essa necessidade, analisar grandes volumes de dados e trazer benefícios para um negócio por meio de uma tomada de decisões mais eficiente. A metodologia não se limita apenas a dados muito grandes ou volumosos, mas se apoia em três pilares:

  • velocidade: trata do quão rápido os dados são gerados ou tratados;
  • variedade: trata do quão variados são os dados gerados e são estruturados;
  • volume: trata do quão volumosa será a quantidade de dados gerados para tratamento.

Hoje, já percebemos exemplos de empresas que usam o Big Data para aprimorar sua operação:

  • a UPS cruzou dados para diminuir as distâncias percorridas na sua logística;
  • o Grupo Pão de Açúcar interpreta dados de compras e cadastro de usuários para conhecer suas preferências e gerar ofertas exclusivas;
  • a Danone também interpreta o comportamento dos seus consumidores durante a compra e tem melhor ciência do que fazer quanto à validade de seus produtos nas prateleiras.

Sabemos que a contabilidade gera um volume de dados enorme nos fechamentos dos relatórios e outros mais na coleta e revisão diária dessas informações. O Big Data pode se associar a isso?

Big Data e Contabilidade: como é esse casamento?

De que forma o setor contábil poderá usufruir do potencial do Big Data? Algumas novidades e vantagens já podem ser percebidas na área, otimizando o trabalho dos contadores e trazendo benefícios para as empresas. Vejamos algumas:

1. Relatórios em tempo real                      

Analisar e fechar relatórios contábeis será uma tarefa menos árdua, já que, por meio do Big Data, será possível acompanhar com mais facilidade a coleta de dados e geração de relatórios em tempo real (receitas, despesas, impostos, apuração de lucros, depreciações etc). Esqueça o período do “fechado para balanço”. Sistemas contábeis apoiados no Big Data devem acelerar a geração de relatórios e com menor margem para erro.

Powered by Rock Convert

2. Auxílio na tomada de decisão e auditorias mais confiáveis

Com dados gerados e tratados rapidamente, com menos possibilidades de erros, proporcionarão a tomada de decisão mais velozmente e com mais inteligência. Além da análise contábil, espera-se que o contador assuma gradativamente um espaço de consultor na tomada de decisões empresariais baseadas em dados. Além disso, as auditorias de natureza contábil se tornam muito mais confiáveis e passíveis de checagens.

3. Indicadores de desempenho

Mais dados à mão, mais indicadores de desempenho tanto do trabalho contábil quanto da evolução da performance da empresa. Afinal, você nunca quis saber qual é o ROI gerado por cada investimento feito pelo negócio?

Então, como se adaptar ao Big Data?

Inicialmente, é necessário que a gestão entenda a importância da transformação digital no seu negócio e não limite os investimentos na modernização das áreas internas que trabalham com geração e tratamento de dados.

A partir disso, novas aquisições e aportes em computação em nuvem, cientistas de dados e reavaliação de estrutura de TI são fundamentais nos primeiros passos para trabalhar com o Big Data associado não somente à contabilidade, mas também às outras áreas do negócio.

Ou seja, se sua empresa já trabalha com grandes volumes de dados diários, planilhas de Excel, softwares de gestão, troca e armazenamento de documentos, entenda que o Big Data pode ser um caminho viável para unificar o tratamento desses dados, aprimorar a entrada deles em sistemas inteligentes, facilitar a interpretação, melhorar a vida do cliente e ampliar a sua tomada de decisão.

E então, agora que você sabe a relação entre Big Data e contabilidade, o que acha de nos acompanhar no Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidade? Até a próxima!

Outros artigos que entendemos que você vai gostar:

Dúvidas, fale com nossos consultores clicando aqui ou no ícone do WhatsApp do lado inferior direito do site.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert
Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by