NCM

O que é NCM e por que contratar um outsourcing consultivo?

Por |

Cada transação comercial, de prestação de serviços ou industrial, gera uma nota fiscal. O que muitos gestores desconhecem é a quantidade de informações atreladas ao documento. Pensando em facilitar a classificação dos itens envolvidos em cada transação, foi criada a chamada NCM.

Infelizmente, muitos gestores de empresas não estão nem um pouco familiarizados com a sigla. Como ela está relacionada à tributação de produtos, está na hora de saber um pouco mais sobre o assunto.

Continue a leitura para conhecer o que é NCM e qual a sua finalidade. Ao término, você saberá qual é a importância do outsourcing consultivo dentro desse contexto. Boa leitura!

Conheça o significado de NCM e qual a sua importância

NCM é sigla para Nomenclatura Comum do Mercosul, do qual o Brasil é parte. Mas não se trata de uma mera sigla — eis a questão. Em vigor desde meados da década de 1990, a NCM é vital para organizar o fluxo de transações comerciais dos países envolvidos.

O código consiste no agrupamento de números que representam informações específicas sobre cada produto. A própria ordem nos algarismos não é aleatória.

Uma vez que o código esteja finalizado, é possível identificar qual é a carga tributária correlacionada a cada produto. Portanto, qualquer equívoco relacionado ao código gerará uma tributação inadequada.

Evidentemente, qualquer inadequação ligada ao recolhimento de tributos implicará em riscos de autuações fiscais. Com o objetivo de fazer com que as empresas olhem para a NCM com mais atenção, o Governo estabeleceu uma política de incentivos fiscais.

Em alguns casos, por exemplo, uma alíquota tributária inicialmente registrada em 18% pode cair para 12%. No entanto, é imprescindível notar que o aproveitamento do benefício depende da classificação correta dos produtos, segundo as regras da NCM.

Vale ressaltar que uma única sanção pode levar a empresa a perder todos os benefícios usufruídos até então. A autuação fiscal se aplica tanto à esfera estadual quanto à federal, que são aquelas compreendias pela NCM. Do lado estadual, nós estamos falando sobre o ICMS. Já o âmbito federal, abrange o IPI,o PIS e a COFINS.

Os equívocos realizados na classificação dos produtos via NCM podem gerar outros transtornos. Além dos problemas tributários já relatados, o produto em questão pode ficar retido por algum fiscal alfandegário. Em muitos casos, a mercadoria é simplesmente devolvida, o que tende a gerar novos gastos de reenvio do produto, por exemplo.

O ideal seria que todas as empresas brasileiras se informassem melhor sobre a NCM. Ela é essencial para que o país consiga manter uma política de defesa comercial.

Afinal, ela ajuda a melhorar o controle da tributação incidente tanto em mercadorias importadas quanto exportadas. Basta lembrar que, se um produto importado não é tributado corretamente, ele será comercializado por um preço inferior ao do esperado.

Nesse cenário, há um problema associado à competitividade com outro produto do mesmo nicho, só que fabricado no Brasil. Portanto, as funções da NCM são de suma importância pelos mais variados aspectos.

Saiba como funciona a tabela NCM

Um ponto que costuma provocar muitas dúvidas sobre os gestores é o sistema classificatório adotado na NCM. Ao todo, a classificação detém 8 dígitos.

Os 6 primeiros números se referem ao chamado SH (Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias) do produto. Os 2 últimos estão relacionados diretamente a dados específicos do Mercosul.

Assim, os 6 primeiros dígitos considerados pela tabela apontam para:

  • capítulo — as especificidades da mercadoria;
  • posição — desagrupamento das especificidades da referida mercadoria informada no capítulo;
  • subposição — subdivisão das especificidades da referida mercadoria mencionada na posição.

Os 2 últimos números determinam:

  • item NCM — classe da mercadoria;
  • subitem NCM — classe da mercadoria acompanhada de uma especificação mais abrangente.

Entenda a importância de um outsourcing consultivo

Diante de tudo isso, não se pode deixar algo tão relevante, como a NCM, em segundo plano. As mudanças das leis tributárias são constantes, o que dificulta muito tal acompanhamento.

Felizmente, a solução é mais simples do que poderia parecer: ter ao lado profissionais especializados em gestão tributária. Isso justifica a demanda cada vez maior de empresas que oferecem consultoria tributária.

Em se tratando ainda da presença de tributos estaduais, os regulamentos inerentes a eles tendem a variar bastante entre os estados. Além disso, existem operações vinculadas à NCM que unificam benefícios ou regras tributárias.

Uma solução mais abrangente para tratar de todas essas questões é justamente o outsourcing consultivo. A seguir, conheça mais algumas razões para contar com o suporte externo de um especialista.

Auxiliar no cadastramento

Como é possível deduzir, a classificação pode se tornar extremamente confusa, o que abre caminho para diversos tipos de erros. Uma empresa de outsourcing consultivo é primordial na identificação de quaisquer irregularidades relacionadas ao código NCM.

A partir do momento que encontre problemas, o consultor já deixa a empresa ciente da falha. Simultaneamente, ele informa qual é a possível causa do erro e o que a empresa pode fazer para saná-lo. Muitas vezes, as organizações são orientadas, inclusive, a consultar o Fisco sobre a classificação de determinados produtos.

Evitar erros e prejuízos ao negócios

Como nós demonstramos, as empresas que erram na hora de classificar seus produtos na NCM podem arcar com muitos prejuízos. Isso pode ocorrer, basicamente, de duas formas.

No primeiro caso, a empresa pode ser multada devido ao não pagamento de todos os tributos exigidos pela legislação. No segundo, por desconhecimento, ela pode pagar mais impostos do que deveria. No último caso, o papel do consultor é o de informar quais situações geram benefícios ou isenções fiscais.

Entender sobre a obrigatoriedade de informar a NCM

O outsourcing consultivo serve, fundamentalmente, para que os especialistas façam uma análise completa dos produtos classificados na NCM.

Ocorre que nem toda empresa que oferece o outsourcing consultivo realiza um acompanhamento próximo da empresa solicitante do serviço. Portanto, é muito importante buscar consultorias empenhadas em efetuar um verdadeiro diagnóstico do sistema de classificação NCM dos produtos da empresa.

Interessado em um outsourcing consultivo de primeiro mundo? Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores hoje mesmo!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Participe da discussão

  1. Avatar
  2. Avatar
  3. Avatar
  4. Avatar
  5. Avatar
  6. Avatar

61 comentários

  1. Hello there! This is my first visit to your blog!
    We are a collection of volunteers and starting a
    new project in a community in the same niche.
    Your blog provided us beneficial information to work on. You
    have done a marvellous job!

  2. It is appropriate time to make a few plans for the future and
    it is time to be happy. I’ve read this put up and
    if I could I wish to counsel you some attention-grabbing issues or
    tips. Maybe you can write next articles relating to this article.

    I want to read more things approximately it!

  3. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically
    tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some
    experience with something like this. Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  4. A fascinating discussion is definitely worth comment.
    There’s no doubt that that you ought to publish more on this subject
    matter, it may not be a taboo subject but usually people don’t talk
    about such issues. To the next! Best wishes!!

  5. I was curious if you ever considered changing the page layout of your website?

    Its very well written; I love what youve got to say.

    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2 images.

    Maybe you could space it out better?

  6. Hello there, just became aware of your blog through Google, and found
    that it’s really informative. I am gonna watch out
    for brussels. I’ll appreciate if you continue this in future.

    Many people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  7. I am curious to find out what blog platform you happen to be using? I’m having some small security issues with my latest site and I’d like to find something more safe. Do you have any suggestions?|

  8. I still can not quite think I could always be one of
    those studying the important guidelines found on your web blog.
    My family and I are truly thankful for your
    generosity and for offering me the chance to pursue the
    chosen career path. Appreciate your sharing the important
    information I acquired from your blog.

    Also visit my web-site; HocWatch Price

  9. Very good blog you have here but I was wanting to know if you knew of any message boards that cover the same
    topics talked about in this article? I’d
    really like to be a part of online community where I can get
    feed-back from other knowledgeable individuals that share the
    same interest. If you have any suggestions, please let me know.
    Thanks!

  10. Magnificent beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how can i subscribe for a weblog web site? The account helped me a applicable deal. I have been a little bit familiar of this your broadcast provided brilliant transparent idea|

  11. You could certainly see your skills in the work you write.
    The world hopes for more passionate writers such as you who aren’t afraid to mention how they believe.
    Always go after your heart.

  12. Pretty great post. I just stumbled upon your blog and wished to say
    that I’ve truly enjoyed browsing your weblog posts.
    In any case I will be subscribing in your rss feed and I hope you write once
    more very soon!

    Feel free to surf to my web-site – سئو چیست (Napoleon)

  13. After checking out a number of the blog articles on your blog, I
    honestly appreciate your technique of blogging. I book marked it to my bookmark webpage list and will be checking back soon. Please check out my web site as well and tell me your opinion.

    Also visit my site – سئو ارزان سایت (Adrianne)

  14. Woah! I’m really loving the template/theme of this blog.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard to get that “perfect balance” between usability
    and visual appearance. I must say you’ve done a amazing job with this.

    Also, the blog loads extremely quick for me on Opera.
    Excellent Blog!

  15. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as
    though you relied on the video to make your point.
    You obviously know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting
    videos to your site when you could be giving us something informative to read?

    My webpage: ManDime Pills

  16. I have to thank you for the efforts you’ve put in writing this website. I am hoping to check out the same high-grade blog posts from you later on as well. In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my own, personal blog now ;)|

  17. Hi, Neat post. There’s an issue along with your site in web explorer,
    may check this? IE still is the market leader and a huge
    element of other folks will miss your wonderful writing due to this problem.

  18. Does your blog have a contact page? I’m having trouble locating it but,
    I’d like to send you an e-mail. I’ve got some ideas for your
    blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to
    seeing it grow over time.

  19. Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your web
    site, how could i subscribe for a blog site? The account aided me a
    acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this
    your broadcast offered bright clear concept

  20. Hi there, I discovered your web site by the use of Google while looking for a related subject, your web site got here up,
    it seems to be good. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

    Hello there, just changed into aware of your weblog through Google, and found that it is really informative.
    I’m gonna watch out for brussels. I will be grateful if
    you happen to proceed this in future. Lots of other folks can be benefited out of your writing.
    Cheers!

  21. you’re truly a excellent webmaster. The website loading pace is incredible.
    It sort of feels that you are doing any distinctive trick.
    Moreover, The contents are masterpiece. you’ve performed
    a magnificent job in this subject!

  22. Hey there I am so thrilled I found your webpage, I really found you by mistake, while I
    was looking on Aol for something else, Nonetheless I am here now
    and would just like to say kudos for a tremendous post and a all round entertaining blog (I
    also love the theme/design), I don’t have time to look over it all at
    the moment but I have book-marked it and also included your RSS feeds, so when I
    have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the awesome b.

  23. The Iranian tour operator, Irpersiatour, that we mentioned before,
    is working in for four years and there are many
    good reviews about them on the internet. The team uses their international knowledge
    about tourism and combine it with everything they know about Iran to create wonderful tourism packages.
    In the field of medical tourism, they try to connect you with the best
    clinics and hospitals in Iran. Irpersiatour team only work with experienced surgeons and you can fully trust them and their medical packages.

    Medical services that this tour operator provide for you are adhered strongly to medical ethics and standards to deliver cost-effective, timely, safe and quality services.

    They also examine your medical condition comprehensively and suggest a
    customized mixture of hospitals, clinics and top surgeons.
    Iran tour packages at Irpersiatour are designed with delicacy,
    there are variety of tours at different prices, with different qualities for
    you at this travel agency. You can choose the best one considering
    your taste. Irpersiatour team introduce themselves as a tour operator that: know
    you’ve got things you’d love to do, places you’d
    love to see, cultures you’d love to jump into and adventures to experience in Iran.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Fale com o Consultor!
Dúvidas sobre NCM? Fale com nossos consultores.
Powered by