Como uma assessoria contábil pode ajudar na recuperação tributária?

Por |

Uma assessoria contábil oferece serviços na área contábil para outras organizações. É essencial frisar que contabilidade envolve bem mais do que podemos pensar: inclusive faz com que as obrigações tributárias sejam cumpridas. A assessoria contábil tem a função de coletar dados, diagnosticar oportunidades e falhas, além de gerar relatórios que ajudem a tomar as decisões financeiras mais eficientes para a empresa.

O fato é que é muito importante ter profissionais qualificados na área contábil, para realizar a gestão de uma empresa, especialmente quando se trata de recuperação tributária. Ela acontece quando há pagamento ou cobrança de impostos feita pelo governo de forma indevida. Isso, consequentemente, faz com que a empresa tenha que pagar mais do que deveria.

Pensando nisto, falaremos sobre como a assessoria contábil ajuda na recuperação tributária. Acompanhe!

Ajuda a fazer uma análise minuciosa dos tributos

Ao longo do processo de recuperação tributária, a assessoria contábil consegue analisar minuciosamente os documentos fiscais, achando provas concretas de inconsistências que foram pagas com impostos devidos.

Assim, se torna mais fácil a análise desses dados e também verificar mais clareza as leis tributárias, que estiverem em vigor no período, quais foram os montantes coletados pelo DARF e tudo que aconteceu na organização referentes à tributação nos últimos anos.

Auxilia na correção monetária e atualização dos valores

Algumas organizações, em virtude da falta de experiência, podem deixar passar despercebido inúmeros impostos pagos com valor indevido por muitos anos, sendo de responsabilidade da assessoria contábil alertar a respeito do prejuízo e fazer toda a correção monetária, atualização dos valores e entrar com uma ação para recorrer esse montante.

Lembrando que ao fazer a correção monetária, a assessoria aplica as taxas de juros sobre o período em que foi realizada a cobrança indevida. Dessa forma, é possível abrir um processo administrativo, a fim de reaver o valor.

Evita erros

A assessoria contábil pode ajudar na tomada de decisão, objetivando minimizar riscos da atividade contábil na empresa e otimizar os seus resultados. Devido ao fato de, hoje em dia, haver uma enorme quantidade de obrigações a serem seguidas pelas empresas.

Nesse cenário, os contadores responsáveis pela assessoria averiguam o pagamento dos tributos, de obrigações fiscais e também de todos os outros tipos de cobranças, minimizando qualquer chance de erros e imprevistos, colocando a empresa dentro do que está previsto na legislação vigente.

Inclusive, quando for dado entrada no processo para reaver o montante, referente ao prejuízo de impostos pagos de forma errônea, uma boa assessoria poderia simplificar todo o processor e evitar erros nos cálculos e também nos processos a serem realizados na recuperação tributária.

Por fim, a assessoria contábil pode fazer toda a diferença na recuperação tributária de qualquer empresa, independente do seu regime tributário. É preciso se ater à contratação de uma empresa de assessoria contábil, que conte com os profissionais mais qualificados do mercado, a fim de realizar essa tarefa de forma especializada e eficiente.

Agora que você sabe como a assessoria contábil pode ajudar na recuperação tributária da sua empresa, entre já em contato com um de nossos consultores e faça já seu levantamento de crédito tributário!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!