reduzir carga tributária

4 dicas práticas para reduzir a carga tributária da empresa

Por |

A prioridade para reduzir carga tributária deve ser o planejamento, seja para garantir estabilidade e adequação às exigências legais, seja para reduzir o peso dos tributos no negócio. Um bom estudo da situação tributária da empresa e o registro das tarefas necessárias à solução de problemas precisa ser documentado e acompanhado, para garantir os efeitos desejados.

Em um cenário de mudanças legais constantes, toda empresa deve manter vigilância das normas, buscando se adequar, ou pode correr sérios riscos, comprometendo sua competitividade e sua saúde financeira.

No entanto, nem tudo é risco na gestão tributária. Quando bem conduzida, também é possível se destacar e usar da conformidade com as regras como vantagem, especialmente se o modelo adotado permitir que os líderes se concentrem em questões estratégicas, no lugar de se preocupar com burocracias. Entenda e aproveite as vantagens!

1. Aproveite os benefícios fiscais

Os benefícios fiscais são vantagens ou facilitações oferecidas em relação ao regime regular de tributação. Eles permitem reduções de taxas, isenções e geração de créditos que podem reduzir substancialmente a carga tributária. Contudo, nem todos eles são automáticos e não atingem a todos os enquadramentos, códigos de atividades e outras peculiaridades de cada empresa.

Por isso, é fundamental fazer um levantamento sobre quais dessas oportunidades estão disponíveis para o seu negócio, bem como os procedimentos que precisa fazer para ter acesso a elas. Em alguns casos, basta fazer um cadastro. 

Um exemplo desse tipo de ocorrência é o de empresas sujeitas ao ISS, que pagam o imposto duas vezes, na cidade de origem e na cidade de prestação do serviço, por não figurarem no Cadastro de Prestadores de Serviços de Outros Municípios. Nesse caso, aliás, não se trata de um benefício, mais um direito.

2. Escolha o enquadramento correto

Boa parte dos benefícios existentes dependem do enquadramento da empresa, pois não estão disponíveis para todos eles. Os diferentes regimes tributários são um problema da nossa legislação, que complica a gestão do setor e facilita enganos, se você não conta com a orientação de um bom especialista.

Fazer a escolha correta no momento da abertura é importante, mas em muitos casos é vantajoso fazer alterações ou até mesmo criar uma empresa. Tudo depende de cada caso em questão.

Powered by Rock Convert

3. Mantenha-se atualizado

Vivemos um momento de profundas transformações legislativas. Nesse campo, não importa se você é favorável politicamente a elas, tão pouco qualquer crítica sobre a velocidade com que essas mudanças são definidas. O fato é que estamos sujeitos as regras tão logo iniciam a vigência das novas leis, o que exige atenção e atualização constante. Elas sempre são necessárias, mas nunca como em períodos como o atual. 

4. Conte com uma consultoria permanente

Sabemos que essa atualização não costuma ser fácil para quem vive diariamente a dinâmica agitada dos negócios. Além disso, esse tipo de preocupação pode tirar o foco das atividades estratégicas, importantes para manter a empresa com um bom posicionamento no mercado. 

Além de colaborar com orientações pontuais sobre atualizações, a consultoria permanente garante que a empresa atue em conformidade com as regras tributárias, mantendo as obrigações em dia, diminuindo a carga tributária e evitando multas e punições desnecessárias.

Por fim, considere que adotar essas dicas para reduzir carga tributária é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira da empresa, sua competitividade e permanência no mercado com solidez e perspectiva. Sem atenção a esses aspectos, seria possível a uma empresa garantir conformidade fiscal de 100%?

Deixe seu comentário com a resposta. Vai encontrar um formulário logo abaixo. Se preferir, pode incluir alguma dúvida, solicitação ou outra manifestação que considerar pertinente.

Outros artigos que entendemos que você vai gostar:

Dúvidas, fale com nossos consultores clicando aqui ou no ícone do WhatsApp do lado inferior direito do site.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert
Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by