fbpx

Compliance tributário: entenda a importância e como aplicar no seu negócio

Por |

Atualmente, o compliance tributário é um dos assuntos mais abordados pelos empresários. O termo tem origem no verbo em inglês “to comply”, que significa cumprir ou agir de modo adequado em relação a algo. Ou seja: a expressão significa que a empresa se preocupa em agir de acordo com as normas e os regramentos tributários vigentes no ambiente em que a empresa atua.

Essa consultoria é um trabalho preventivo que tem como meta diminuir as desconformidades tributárias dentro de uma companhia. O sistema tributário brasileiro é bastante complexo e cheio de normas que variam conforme a localidade, portanto essa atitude é muito relevante para auxiliar empresários e gestores.

Ficou interessado sem saber mais sobre o compliance tributário e como aplicá-lo no âmbito de uma empresa? Então, este post foi preparado para você. Continue a leitura e confira!

Qual é a relevância do compliance tributário para as empresas?

O compliance tributário tem extrema relevância a qualquer tipo de negócio. Ele é vital para que empresário e gestores estejam seguros do cumprimento das regras fiscais e evitem a incidência de multas ou outros tipos de punições que prejudiquem as finanças da instituição ou sua capacidade de realizar operações.

Sabemos que a carga tributária é bastante elevada no Brasil. Além disso, como ressaltamos, há uma grande variedade de normas aplicadas ao tema que são de grande complexidade, sobretudo na prática.

Diante de processos tão burocráticos e cheios de melindres, contar com uma ajuda profissional que auxilie no cumprimento da rotina de tributos e otimize as obrigações fiscais é uma necessidade para qualquer instituição que deseja agir de acordo com a lei. Assim, a empresa se resguardará de prejuízos que possam ter consequências muito sérias.

Uma companhia que investe no compliance tributário conta com vantagens marcantes e adota práticas como:

  • verificação de incorreções na prestação de informações da empresa ao Fisco;
  • monitoramento de prazos para o recolhimento de declarações e tributos;
  • organização de toda a documentação tributária;
  • possibilidade de acesso facilitado a qualquer certidão ou comprovante que for solicitado etc.

Essas ações são desempenhadas pela consultoria preventiva de tributos, auxiliam de forma extremamente relevante e contribuem para o desenvolvimento do negócio. Elas permitem que a instituição se mantenha completamente organizada e atualizada quanto a todos os assuntos do âmbito tributário.

Qualquer solicitação do Fisco será prontamente atendida, ao passo que a empresa cumprirá seus prazos de modo contínuo, sem erros ou incorreções passíveis de punição. Por isso, é muito acertada a atitude dos empresários interessados pela adequação de seus negócios às normas tributárias vigentes de investir em equipes que adotem a prática do compliance tributário.

Trata-se de uma estratégia muito interessante, que vai ajudar a potencializar os lucros, evitar multas e garantir o cumprimento de outras obrigações. Além disso, será assegurada a postura da instituição em conformidade com o ordenamento jurídico.

Como aplicar o compliance tributário?

Para que a aplicação do compliance tributário em uma instituição seja eficaz, são necessárias ações práticas por parte do empresário e dos gestores. Essas táticas auxiliam na adequação fiscal da empresa e permitem que o cumprimento das obrigações seja contínuo, levando segurança a todos os setores da organização.

A seguir, vamos conhecer algumas dicas que possibilitam que o compliance tributário seja realizado de modo correto dentro de uma instituição.

Escolha do time tributário

Uma das sugestões primordiais de aplicação do compliance tributário é a boa escolha da equipe tributária. O time será coordenado pelos gestores de tributos e de economia e finanças. Portanto, os administradores têm uma responsabilidade muito grande nesse ponto.

É essencial que o time tributário escolhido seja especialista tanto na definição de ações necessárias quanto na análise de estratégias de cumprimento. Além disso, a equipe deve incentivar que os profissionais estejam sempre atentos às inovações e busquem por soluções automatizadas.

Uma solução muito interessante é contar com uma consultoria permanente externa em assuntos tributários. A experiência dos profissionais parceiros engradecerão a atuação da empresa e auxiliarão bastante no desenvolvimento dos processos ou procedimentos tributários.

Definição de uma agenda tributária

Na maioria dos casos, há épocas do ano em que os tributos devem ser cumpridos. Tal fator está relacionado ao exercício financeiro e à exigibilidade das espécies tributárias. Por isso, quando a empresa se organiza, o cumprimento das obrigações se torna mais fácil e traz benefícios às suas finanças.

Os profissionais responsáveis pela implementação do compliance tributário na empresa delimitarão as datas em que os tributos são exigidos e devem ser pagos. Dessa maneira, o gestor pode se organizar financeiramente para que os impactos do pagamento não sejam relevantes às finanças da companhia e a situação tributária esteja sempre em dia.

Realização de uma matriz tributária

Essa estratégia permite que o gestor fique atento de modo cuidadoso a tudo o que ocorre na relação entre Fisco e contribuinte (empresa) na relação tributária. O empresário será avisado de que está sendo beneficiado com a diminuição de alguma alíquota de tributos, por exemplo.

Com essas atitudes, os gestores passam a experimentar todos os benefícios do compliance tributário para a empresa. Além do controle dos processos fiscais, a instituição contará com a organização de tudo o que é pago e da documentação referente. Também haverá uma economia, já que as obrigações são cumpridas no prazo correto (portanto, multas e outros prejuízos são evitados).

Por que uma auditoria interna é importante para a segurança dos processos?

Outro ponto de extrema relevância quando se fala em compliance tributário é a realização de auditorias internas. Uma empresa especializada na área tributária e nas relações entre Fisco e contribuintes auxiliará o empresário, apontando com total segurança as questões que podem ser melhoradas e as situações de risco.

Essa conduta é essencial para a instituição, pois faz com que todas as medidas adotadas estejam em conformidade com a otimização de sua situação tributária e fiscal. Para garantir os resultados positivos da auditoria, busque contar com os serviços de empresas experientes e que tenham reconhecimento no mercado. Procure saber a opinião dos outros clientes e esteja certo de fazer a melhor escolha.

Como vimos, o compliance tributário é essencial para que uma empresa possa prosperar e ficar tranquila em relação ao cumprimento de suas obrigações junto ao Fisco. A implementação desse serviço traz benefícios como a organização e a economia de recursos.

Considere nossas dicas para garantir o sucesso dessa medida e conte com uma empresa parceira especializada que realize a auditoria tributária interna, otimizando todos os seus processos e procedimentos fiscais.

Gostou de saber mais sobre o compliance tributário? Veja agora como uma auditoria interna é capaz de prevenir riscos em uma empresa.    

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.